Laboratório Pedagógico




A Etec de Itanhaém inova mais uma vez e cria dentro da própria unidade um Laboratório Pedagógico.
São dez computadores interligados em rede, espaço para atividades em grupo, leitura, sala de TV com DVD, tudo destinado a formação contínua do professor.
O objetivo do laboratório é prestar apoio aos professores da unidade, visando a melhoria da qualidade de ensino e aperfeiçoamento de métodos e processos de ensino, através de reflexões sobre a prática diária, estudo de novos métodos e técnicas, compartilhamento de experiências e conhecimentos. Toda formação que o docente realizar no Centro Paula Souza ele usará o espaço para multiplicar o conhecimento com seus colegas.
Cerca de um ano tive a ideia de criar este espaço na escola, acredito que com as mudanças constantes na tecnologia, os alunos passam a sentir novas necessidades que se ignoradas podem trazer graves prejuízos a toda comunidade escolar, o mais comum, desinteresse do aluno pelas aulas ou mesmo pela escola, o que pode acarretar em uma total desmotivação do professor. Ensinar é além de repassar conteúdos, é criar condições para que o aluno se transforme ativo em sua própria aprendizagem. Iniciamos em outubro de 2012, o Projeto "Aula MB", deste blog, que vem de encontro com espaço físico do laboratório.
Com a inauguração realizada pelo Prefeito Marco Aurélio, o primeiro passo foi dado, agora temos trabalho redobrado,  para atender a demanda de formação para professores e funcionários. A primeira formação já está programada "Novas Tecnologias na Aprendizagem", será ministrada por mim. Iniciará também, no próximo dia 11, curso de Prezzy, com Professor Rodolfo. E já estão sendo programadas: Curso de GED, Corel Draw, Acompanhamento de Projetos Ambientais, Transformações Químicas Pedagógicas, Distúrbios da Aprendizagem, todas para este semestre.
Teremos também no Laboratório Pedagógico:
·        Acervo de filmes para serem utilizados em sala de aula;
·        Acervo de dinâmicas;
·        Acervo de reportagens envolvendo educação e todas áreas  dos    cursos;
·        Sessão de estudos.









Primeiro Curso do Laboratório Pedagógico


O primeiro curso para professores no Laboratório Pedagógico foi concluído com sucesso nessa quarta-feira, dia 13. Professores e funcionários tiveram a oportunidade de aprender a ferramenta Prezi. 
Abrimos duas turmas e atendemos 22 professores e funcionários...muito mais que o esperado.


A ferramenta Prezi cria de forma dinâmica apresentações não lineares e devido a sua portabilidade, pode ser utilizado em palestras, conferências, apresentações de projetos e aulas, etc. Ele cria apresentações mais dinâmicas e visualmente mais atrativas do que um Power Point.




A pedidos de outros professores que não conseguiram vagas ou horários disponíveis, abriremos uma nova turma dia 03/04/2013 às 16h00....e é só o começo. 

Gostaria de agradecer a Coordenadora Pedagógica Michelle, a todos os professores que participaram, em especial Professor Rodolfo, que nos deu uma verdadeira aula, não só de Prezi, mas de didática. Parabéns Professor, adoramos!


Opinião de Professores e Funcionários









Um comentário:

  1. Uma experiência muito boa. Nunca pensei nisso. Apenas pensamos na ajuda pedagógica aos alunos com dificuldades, nunca pensamos no docente bem em como ajudá-lo. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir