Boa Expressão oferece condições para que o aluno tenha um
comportamento ATIVO
Não
é só o que os alunos dizem que conta, mas como eles comunicam o que sabem. Para
ter sucesso, os alunos devem expressar seu conhecimento na “linguagem da
oportunidade”.
Na escola, o meio é a mensagem: para serem
bem-sucedidos, os alunos precisam expressar seus conhecimentos de várias
formas, sempre de maneira clara e eficiente, atendendo à demanda da situação ou
mesmo da sociedade. O que conta não é só o que os alunos dizem, mas como eles
comunicam o que sabem. A sentença completa é a arma que derruba a porta para a
aprendizagem efetiva. As redações necessárias para entrar na faculdade (e todo
trabalho escrito no curso superior) demandam sintaxe fluente. As entrevistas
para emprego requerem concordância entre
o sujeito e o verbo. Use Boa Expressão
para preparar seus alunos para o sucesso, exigindo sentenças completas e
gramática proficiente sempre que puder.
Professores que entendem a importância desta
técnica confiam em algumas expectativas básicas de formato:
Boa gramática. Corrigir gíria, uso de sintaxe e gramática na
classe, mesmo que acredite que a divergência da norma culta é aceitável – até
normal em algumas circunstâncias – ou mesmo que o uso inadequado se enquadre no
dialeto do aluno. Mais precisamente, corrija mesmo que você acredite que a
expressão é normal dentro do que você acha que é o dialeto do aluno. Na
verdade, pode ser que você não saiba como a família ou a comunidade de um aluno
falam ou o que elas veem como normal e aceitável. E há casos de jovens que adotam dialetos ou
resolvem falar de um jeito diferente de como seus pais falam ou querem que os
filhos falem.
Uma das
maneiras mais rápidas de ajudar os alunos é tomar a firme decisão de
prepará-los para competir por empregos e por vagas nas universidades,
pedindo-lhes que corrijam sua linguagem em classe. Considerando a frequência dos erros
grosseiros feitos pelos alunos e o custo potencial de permitir que esses erros
persistam, encontre técnicas simples e minimamente invasivas para identificar e
corrigir erros com o mínimo de distração. Assim, você pode corrigir de maneira
consistente e transparente. Dois métodos muito simples são particularmente
úteis:
Professor
|
Onde vocês estavam?
|
Creison
|
Nós estava andando no pátio.
|
Professor
|
“Nós estava andando no pátio?”
|
Creison
|
Isso.
|
Professor
|
Nós estávamos...
|
Creison
|
Isso Professor, Nós estávamos no pátio.
|
Linguagem audível.
Não faz sentido discutir as respostas de 40 pessoas se apenas um punhado delas
pode ouvir você. Se algo é tão importante que precisa ser dito em voz alta na
aula, então é importante que todo mundo ouça. Senão a discussão em classe e a
participação dos estudantes parecem irrelevantes, uma conversa acidental. Deixe
claro que os alunos devem ouvir seus colegas, fazendo com que os colegas falem
alto. Aceitar uma resposta inaudível sugere que o que o colega falou não tem
muita importância.
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