segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Técnica Circule


Circule oferece condições para que o aluno saiba quais suas intenções.

Circule é uma técnica que consiste em se mover estrategicamente pela sala durante a aula. Como profissionais, estamos sempre falando em “proximidade” – chegar perto dos alunos para reforçar seu envolvimento na aula e eliminar problemas disciplinares – mas, com frequência, os professores esperam que a proximidade funcione magicamente por si só. Há muito mais para saber sobre como se mover pela sala de aula, para além da mera proximidade:

  • Rompa a barreira. Nos primeiros cinco minutos de cada aula. Você quer deixar claro para os alunos que aquele espaço é seu e que é normal você ir a qualquer momento para aonde quiser na sala. Além disso, você deve romper a barreira antes que um problema de comportamento exija que você o faça. Isso mostrará que você vai onde quer como resultado do comportamento dos alunos. Se não fizer isso, você corre o risco de permitir que o território para além da “barreira” seja propriedade de seus alunos.
  • Acesso total. Romper a barreira não basta: você deve ter acesso total a toda a sala de aula. Você deve poder simples e naturalmente colocar-se ao lado de qualquer aluno e deve poder chegar a qualquer lugar da sala com facilidade, sem interromper a aula. Este é o único jeito de apropriar-se do espaço físico. Se você tiver de dizer “com licença” para circundar cadeiras, mochilas e carteiras para chegar ao fundo da sala, você estará pedindo autorização aos seus alunos para ocupar aquele espaço. Isso significa que o espaço é deles, não seu. E esse é um preço que nenhum professor pode pagar. Ache um lugar melhor para as mochilas do que atrás das cadeiras.
  • Intervenha quando circular. Não basta só estar lá; você tem que trabalhar a sala. Não há nada mais embaraçoso do que um professor caminhando na direção de um aluno, com a esperança de cessar um certo comportamento, e se dar conta, ao chegar lá, que a simples proximidade não bastou. Interações privativas e em voz baixa com alguns alunos, enquanto você circula pela sala, darão espaço para você responder a este problema de mau comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário