Técnica Entendeu? oferece condições para que o aluno saiba quais suas intenções
Bons
motoristas olham para os espelhos retrovisores a cada cinco segundos. Eles
precisam saber o que está acontecendo ao redor deles o tempo todo, porque
esperar até que um acidente aconteça para indicar o que estão fazendo de errado
ao volante pode custar caro. Como professor, você deve pensar da mesma forma,
buscando oportunidades constantes de avaliar o que seus alunos são capazes de
fazer enquanto você ensina e usando esse conhecimento para informar o seu
trabalho em sala de aula. Esperar pelo seu fracasso acidental para descobrir
que algo deu errado significa pagar um preço demasiado alto pelo conhecimento.
Entendeu?:
coletar dados e intervir a partir deles.
· Coletar Dados - Para ser eficiente, esta
técnica exige coletar dados constantemente e agir imediatamente a partir dos
resultados da análise desses dados. A segunda parte (agir imediatamente) é mais
difícil de fazer e tão importante quanto a primeira. Aqui estão várias outras
ações que você pode adotar em resposta a dados que revelem que o domínio do
conteúdo por parte dos alunos está incompleto:
- Ensine de novo, usando uma abordagem diferente.
- Ensine de novo, identificando a etapa problemática: “Acho que o ponto complicado é quando a divisão não é exata, então vamos trabalhar nisto um pouco mais”.
- Ensine de novo, identificando e explicando os termos difíceis: “Acho que estamos com problemas com o termo denominador, não?”
- Ensine de novo, a um ritmo mais lento: “Vamos ler esta lista de palavras de novo. Vou ler bem devagarzinho e gostaria que prestassem muita atenção na minha pronúncia do som do r. Depois vou pedir a vocês que...”
- Ensine de novo, identificando os alunos mais preocupantes: “Agora vamos trabalhar nos livros, mas eu quero que uns dois ou três venham trabalhar comigo aqui na frente. Se eu disser seu nome, traga seu livro para cá”.
- Ensine de novo, usando mais repetições: “Parece que já estamos conseguindo identificar os gêneros, mas vamos praticar um pouco mais. Eu vou ler para vocês duas frases de 10 histórias imaginárias. Para cada uma, escreva o gênero a que você acha que ela pertence e uma razão para a sua resposta”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário