segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Técnica "Entendeu?"


Técnica  Entendeu? oferece condições para que o aluno saiba quais suas intenções

Bons motoristas olham para os espelhos retrovisores a cada cinco segundos. Eles precisam saber o que está acontecendo ao redor deles o tempo todo, porque esperar até que um acidente aconteça para indicar o que estão fazendo de errado ao volante pode custar caro. Como professor, você deve pensar da mesma forma, buscando oportunidades constantes de avaliar o que seus alunos são capazes de fazer enquanto você ensina e usando esse conhecimento para informar o seu trabalho em sala de aula. Esperar pelo seu fracasso acidental para descobrir que algo deu errado significa pagar um preço demasiado alto pelo conhecimento.

Entendeu?: coletar dados e intervir a partir deles.

·   Coletar Dados - Para ser eficiente, esta técnica exige coletar dados constantemente e agir imediatamente a partir dos resultados da análise desses dados. A segunda parte (agir imediatamente) é mais difícil de fazer e tão importante quanto a primeira. Aqui estão várias outras ações que você pode adotar em resposta a dados que revelem que o domínio do conteúdo por parte dos alunos está incompleto:


  •     Ensine de novo, usando uma abordagem diferente.
  •     Ensine de novo, identificando a etapa problemática: “Acho que o ponto complicado é quando a divisão não é exata, então vamos trabalhar nisto um pouco mais”.
  •    Ensine de novo, identificando e explicando os termos difíceis: “Acho que estamos com problemas com o termo denominador, não?”
  •     Ensine de novo, a um ritmo mais lento: “Vamos ler esta lista de palavras de novo. Vou ler bem devagarzinho e gostaria que prestassem muita atenção na minha pronúncia do som do r. Depois vou pedir a vocês que...”
  •    Ensine de novo, identificando os alunos mais preocupantes: “Agora vamos trabalhar nos livros, mas eu quero que uns dois ou três venham trabalhar comigo aqui na frente. Se eu disser seu nome, traga seu livro para cá”.
  •   Ensine de novo, usando mais repetições: “Parece que já estamos conseguindo identificar os gêneros, mas vamos praticar um pouco mais. Eu vou ler para vocês duas frases de 10 histórias imaginárias. Para cada uma, escreva o gênero a que você acha que ela pertence e uma razão para a sua resposta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário