terça-feira, 9 de outubro de 2012

Técnica "Deixe Claro"


Deixe Claro oferece condições para que o aluno saiba quais suas intenções




Quando seu objetivo estiver completo, Deixe Claro para todos qual é esse objetivo: escreva-o no quadro-negro todos os dias, em linguagem simples, de forma que qualquer um que chegue a classe, tanto alunos como colegas e gestores, possa identificar seu propósito nesse dia.
Escrever seu objetivo é importante para os alunos porque eles devem saber o que estão fazendo. Sabendo, vão trabalhar deliberadamente em direção à meta. Exemplo de As Bruxas de Salem, os alunos vão prestar mais atenção ao filme se souberem o que estão procurando.
Deixar o objetivo claro para observadores é importante porque eles poderão dar feedback e porque o feedback dos observadores é sempre mais útil quando a pessoa sabe o que você está tentando fazer: se, em vez de um abstrato “boa aula”, ela puder dizer que a aula foi boa porque você se aproximou (ou não) do objetivo.  É de seu interesse disciplinar seus observadores para focar naquilo que atende melhor ao seu objetivo.

Um comentário:

  1. Foi muito bom para o meu aprendizado e obter clareza sobre os objetivos e como repassar para os alunos o conteúdo. Com esse site irei me aprofundar mais no assunto e tirar as dúvidas e tendo mais clareza. Obrigada. Tania Mara

    ResponderExcluir