segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Técnica "Gancho"


Gancho oferece condições para que o aluno saiba quais suas intenções

Um curto momento introdutório, que captura tudo que há de interesse e envolvente na matéria e coloca isso bem diante da classe - é uma maneira de fazer isso. Pode ser uma breve historinha, uma adivinha, uma fotografia do assunto que será discutido na aula.
O Gancho não é um plano para simplificar o material; em vez disso, ele prepara os alunos para compreenderem o conceito apresentado no nível que lhes será exigido. Não é uma aula inteira de acrobacias circenses, nem mesmo uma hora divagando ao redor de Romeu e Julieta para tornar a história “contemporânea”, mas os cinco minutos que abrirão as portas do drama elisabetano. Você pode não precisar de O Gancho para todas as aulas e não deve confundir duração no tempo com eficiência: um gancho de 10 segundos pode ser tão bom ou melhor do que um gancho de três minutos.
O que pode ser: 

  • História - Conte uma história rápida e envolvente que leve diretamente ao conteúdo. 
  • Analogia - Ofereça uma analogia interesse e útil que tenha conexão com a vida dos alunos.
  • Suporte - Você pode usar um bom adereço: uma jaqueta que o principal personagem de uma história usaria  ou um globo e uma lanterna para demonstrar a rotação da Terra.
  • Mídia -  Uma imagem ou um trecho de música ou vídeo ( muito curto) pode melhorar seu gancho. No entanto, deve ser cuidadosamente planejado para apoiar seu objetivo de aula, não para distrair dele.
  • Status - Descreva algo grandioso: as razões por que Monteiro Lobato, Camões ou Fernando Pessoa são tão apreciados.
  • Desafio - Dê aos alunos uma tarefa muito difícil e deixe-os tentar resolver.
Um bom gancho tem tipicamente as seguintes características:

  • É curto. É a introdução, não a aula toda, serve para seduzir os alunos em poucos minutos.
  • Abre a porta. Uma vez que o tom da aula foi dado, ele abre rapidamente espaço para a parte mais instrutiva da aula.
  • É dinâmico e otimista. Baseia-se, por exemplo, no que é grandioso em Camões, não no que é difícil ou assustador, a menos que isso também seja grandioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário