terça-feira, 9 de outubro de 2012

Técnica "Sem Escapatória"


 Sem Escapatória oferece condições para que o aluno tenha um comportamento ATIVO

“Quando um aluno se mostra incapaz de responder a uma pergunta, o professor deve começar com uma sequência de questionamentos à turma, que termina apenas quando esse primeiro aluno responde corretamente, mostrando que ele não poderá fugir da busca às soluções ao problema proposto.”

Alunos relutantes logo percebem que “sei lá” é a fórmula mágica para escapar do trabalho. Se o aluno conseguir provar que você não pode obrigá-lo a participar, você vai passar o ano inteiro desviando dele cuidadosamente, enquanto os outros alunos veem que o aluno faz o que ele quer e não aprende nada – uma situação em que todos perdem.
Um exemplo simples dessa técnica:

Professor
O que é importante para o capitalismo e para o socialismo?
Edinaldo
Não sei
Professor
Wellington, cite algumas características do capitalismo.
Wellington
Produção, lucro e livre concorrência.
Professor
Michelle, cite algumas características do socialismo.
Michelle
Inexistência de sociedade dividida em classes e controle do Estado.
Professor
Edinaldo, cite pelo menos uma coisa importante para capitalismo e para o socialismo.
Edinaldo
Capitalismo: Liberdade – Socialismo: Igualdade.
Professor
MB para Edinaldo!!!!
Edinaldo não tem escapatória.

O comportamento dos alunos pode ser oportunista e refratário, do tipo “não sou obrigado, então vou fazer do meu jeito mesmo”. Um número muito menor de alunos vai persistir nesse comportamento quando você tiver sido claro sobre o que espera deles. Cada vez menos alunos insistirão nesse comportamento inadequado, na medida em que você persistir.
Essa técnica lhe permite garantir que todos os seus alunos se sintam responsáveis pelo aprendizado. Ela estabelece um tom de responsabilidade estudantil, honrando e validando os alunos que sabem a resposta, ao permitir que eles ajudem seus colegas de maneira pública e positiva.
O tom Sem Escapatória na maioria das classes é surpreendentemente positivo e acadêmico. Usá-lo dá poder a você para levar todos os alunos a dar o primeiro passo, não importa quão pequeno seja. Esta técnica lembra os alunos de que você acredita na capacidade deles de aprender. E o resultado é que os alunos ouvem a si mesmos dando a resposta certa. Com isso, eles se tornam cada vez mais familiarizados com o sucesso escolar. Sem Escapatória torna esse processo normal para os estudantes que mais precisam dele.
Independentemente do equilíbrio que você consiga obter, os alunos da sua classe vão entender que, quando dizem que não sabem ou quando respondem incorretamente, há uma alta probabilidade de terem de concluir a interação demonstrando sua responsabilidade e sua habilidade para identificar a resposta correta.

Um comentário:

  1. Excelente dica!

    Também sou professora de Etec e procuro sempre utilizar de algumas técnicas.

    ResponderExcluir